Obama deposita coroa de flores no ‘marco zero’ de Hiroshima

Presidente americano é o 1º no cargo a visitar cidade alvo de ataque nuclear.
Bombardeio matou cerca de 80 mil instantaneamente em 6 de agosto de 1945.

Primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício a visitar Hiroshima, no Japão, Barack Obama depositou na sexta-feira (27) uma coroa de flores no local onde foi jogada a primeira bomba atômica do mundo, em 1945.

O gesto simbólico que ressalta os laços entre EUA e Japão e dá esperanças aos esforços para abolir as armas nucleares.

Após a homenagem, Obama afirmou que os seres humanos têm “capacidade de destruição sem precedentes” e destacou quão facilmente “justificamos a violência” em nome de uma causa maior. “As pessoas querem a ciência focada em melhorar vidas, não eliminá-las.”

No discurso, o presidente dos EUA defendeu um mundo sem armas nucleares, ao prestar homenagem às vítimas de Hiroshima, e afirmou que, “há 71 anos, a morte caiu do céu”. Ele também prestou homenagem a “todos os inocentes” mortos durante a 2ª Guerra Mundial.

Ocorrido em 6 de agosto de 1945, o bombardeio a Hiroshima matou cerca de 80 mil pessoas instantaneamente. Três dias depois, um segundo ataque tirou a vida de mais 74 mil pessoas em Nagasaki. O Japão se rendeu em 15 de agosto.

Obama aterrisou por volta das 17h do horário local (5h em Brasília) em Hiroshima e participou de uma cerimônia junto com o primeiro-ministrio japonês, Shinzo Abe, e sobreviventes da tragédia e familiares.

A maioria dos americanos vê os ataques nucleares como necessários para acabar com a 2ª Guerra Mundial e salvar vidas. A maioria dos japoneses acredita que eles foram injustificados.

Apesar da breve e histórica visita, Barack Obama não pedirá desculpas pelos ataques.

Barack Obama deposita coroa de flores em cerimônia no Parque Memorial da Paz (Foto: Toru Hanai/Reuters)
Barack Obama deposita coroa de flores em cerimônia no Parque Memorial da Paz (Foto: Toru Hanai/Reuters)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =